Resultados do 1º inquérito REScoop Plus

A TUN realizou um questionário em larga escala na primavera de 2017, a mais de 10 mil membros de REScoops. A resposta dos membros foi muito positiva, incluindo mais de 200 membros da Coopérnico.

Conheça aqui os resultados.

2022-10-22
O projeto REScoop Plus
Os membros das cooperativas de energia renovável que, por toda a Europa, compram eletricidade através da sua REScoop tendem a consumir menos e a usar de forma mais racional a energia. Com o projeto REScoop Plus queremos perceber se esta tendência verifica-se de igual modo por todas as REScoops. Em conjunto com a Universidade de Twente (TUN) e a Universidade Técnica de Creta (TUC), pretendemos mostrar que esta tendência é um facto. Numa segunda fase do projeto, os projetos de eficiência energética e redução do consumo já implementados por algumas REScoops e com melhores resultados, serão implementados por outras REScoops mais recentes, como o caso da Coopérnico.    

Resultados do primeiro inquérito aos membros das REScoop

A TUN realizou um questionário em larga escala na primavera de 2017, a mais de 10 mil membros de REScoops. A resposta dos membros foi muito positiva, incluindo mais de 200 membros da Coopérnico. Para Portugal, este inquérito fornece informações importantes para o trabalho e serviços que a Coopérnico fornece aos seus membros:
- 27,5% dos inquiridos afirmou que consome menos energia desde que se tornou membro de uma REScoop;
- 12% indicou que fez mais investimentos em energias renováveis desde que se tornou membro de uma REScoop. A média de investimento está no intervalo entre 500€ - 2500€;
- 48,6% indicou que a sua REScoop contribuiu para um aumento do seu nível de conhecimento sobre energias renováveis e da sua família;
- 57,4% considera que os serviços de energia oferecidos pelas REScoops são melhores do que os oferecidos por outras comercializadoras;
- 19,8% afirma que a sua REScoop já contribuiu para a poupança de energia na sua casa;
- 31,4% concordou com a afirmação de que ao tornar-se membro de uma REScoop a poupança energética tornou-se mais relevante.
   
Conclusão
Com este inquérito concluímos que quanto mais tempo os cidadãos estão ligados a uma REScoop, mais importante se tornam os investimentos em projetos de energias renováveis e a poupança energética. Esta conclusão aplica-se à Coopérnico e a outras REScoop europeias. O compromisso energético dos membros das REScoops é muitas vezes reforçado pelo conhecimento adquirido sobre os sistemas energéticos, o compromisso com objetivos de poupança de energia e a própria rede social que se estabelece entre membros.