A Coopérnico nasceu oficialmente a 15 de novembro de 2013, fundada por 16 pessoas de diferentes áreas mas com uma preocupação em comum:

DEMOCRACIA ENERGÉTICA

Desde então, muitas mais se juntaram para participar nas nossas atividades e na gestão da cooperativa.

Missão

Envolver os cidadãos e empresas na criação do novo paradigma energético – renovável e descentralizado – em benefício da sociedade e do meio ambiente.

Visão

Um modelo energético renovável, justo e responsável que contribui para um futuro social, ambiental e energeticamente sustentável.

100% verde

Toda a eletricidade produzida provém unicamente de fontes renováveis

Transparência e integridade

São a base das relações duradouras e de confiança. Partilhamos informação atualizada sobre os projetos com todos os membros que os apoiaram

vALOR sOCIAL

Todos os nossos projetos criam valor social, através da colaboração direta ou através da atribuição de parte dos resultados obtidos a organizações da economia social ou educacionais

dESENVOLVIMENTO LOCAL

Quando criamos um novo projeto damos sempre prioridade a parceiros locais. É uma forma de criar emprego verde a nível local e promover a transição para uma economia mais sustentável

tORNE-SE MEMBRO

A Coopérnico foi criada com o objetivo de juntar cidadãos e organizações que partilham a vontade de ser agentes ativos na promoção de um modelo energético e social baseados nos princípios da sustentabilidade.

A adesão à Coopérnico é feita através da compra de, pelo menos, 3 títulos de capital social, no valor de 60€.

Estes títulos não têm remuneração fixa podendo apenas ser remunerados caso exista distribuição de excedentes resultantes da atividade.

Só após a adesão, e pagamento dos respetivos títulos, poderá envolver-se em atividades e participar em projetos da cooperativa

Ainda nao e membro? Compre os seus titulos

Ser membro é:
  1. Ser um dos donos da Coopérnico, uma cooperativa - uma empresa social - de gestão democrática e de livre participação e adesão.
  2. Envolver-se num movimento social, de iniciativa cidadã, que promove o desenvolvimento sustentável e a criação de um setor energético mais verde.
  3. Participar diretamente em projetos de renováveis rentabilizando poupanças enquanto protege o ambiente e apoia projetos de solidariedade social.
Direitos dos Membros:
  1. Utilizar os serviços e beneficiar das vantagens e regalias da Cooperativa;
  2. Tomar parte na Assembleia Geral, apresentando propostas, discutindo e votando os pontos constantes da ordem de trabalhos;
  3. Eleger e ser eleito para os Órgãos da Cooperativa;
  4. Participar na decisão dos projetos a apoiar;
  5. Investir nos projetos da Cooperativa;
  6. Participar nos grupos de trabalho temáticos;
  7. Participar nos workshops, conferências e outros eventos organizados pela Coopérnico;

Grupos Locais

A Coopérnico pretende ser também uma plataforma para que todos os seus cooperantes possam participar ativamente no compromisso coletivo da transição energética, dando-lhes as ferramentas e os instrumentos necessários. Os Grupos Locais são a voz da Coopérnico nas comunidades e transportam para a Coopérnico as suas preocupações.

Ainda não há um grupo local na sua região?

Comece já um novo grupo local

Documentos

A Coopérnico foi criada com o objetivo de juntar cidadãos e organizações que partilham a vontade de ser agentes ativos na promoção de um modelo energético e social baseados nos princípios da sustentabilidade.