POWER QUIZ levou a eficiência energética a mais de 440 escolas portuguesas

A Coopérnico, promotora do projeto, em parceria com a ZERO e a Chimp, juntaram esforços para explicar o que é a eficiência energética a jovens do 5º ao 12º ano através do jogo POWER QUIZ. O Projeto que decorreu entre fevereiro e maio de 2018, chegou a 442 escolas de norte a sul do país e colocou milhares de alunos a pensar em eficiência energética.

2022-10-22
Para que serve um painel fotovoltaico? O que devemos fazer para reduzir o consumo de energia? 
São estas algumas das perguntas a que os jovens procuraram responder no Power Quiz.
 

Ao longo de 4 meses, os alunos foram desafiados a fazer um percurso de eficiência energética entre a casa e a escola e responder acertadamente a perguntas sobre os mais variados temas -  energia, eficiência energética, construção, mobilidade e alterações climáticas. Durante este período foram lançados desafios, associado a estas temáticas, que os alunos tinham que ultrapassar. Os jovens podiam ainda fazer batalhas entre si e melhorar o seu desempenho no jogo.

Amanhã, dia 29 de junho, realiza-se, pelas 14h00, no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva (www.pavconhecimento.pt), a cerimónia de encerramento do Power Quiz, onde terá lugar a entrega dos prémios aos alunos e escolas vencedores. Serão premiados os alunos e escolas, por cada um dos três grupos etários: Grupo I (5º e 6º anos), Grupo II (7º, 8º e 9º anos) e Grupo III (10º, 11º e 12º anos). 

Pretendeu-se com o Power Quiz, que os alunos pudessem avaliar e melhorar seu conhecimento sobre Eficiência Energética, desafiando-se semanalmente para ficar no topo da classificação e serem os verdadeiros Líderes da Eficiência Energética.

O Power Quiz vai continuar disponível para ser jogado e sensibilizar os jovens para a importância da eficiência energética, de uma forma divertida e estimulante, testando os seus conhecimentos, e também que levem estas temáticas para casa e para a sala de aula, onde podem debater e melhorar o seu conhecimento e as suas boas práticas. Pode ser descarregado nas lojas para sistemas Android e iOS, ou ser jogado online, em www.powerquiz.pt.

ApoiosEste projeto foi promovido pela Coopérnico (www.coopernico.org), e desenvolvido em parceria com a ZERO (www.zero.ong) e a Chimp (www.chimp.pt), contando com o apoio da ABAE/Programa EcoEscolas (ecoescolas.abae.pt), APREN - Associação de Energias Renováveis (www.apren.pt), Amorim Isolamentos (www.amorim.com), Missão Continente (missao.continente.pt), Vulcano (www.vulcano.pt) e Ciência Viva (www.cienciaviva.pt). O POWER QUIZ foi financiado pelo Plano de Promoção para a Eficiência no Consumo de Eletricidade (PPEC), da ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (www.erse.pt). O principal objetivo do projeto foi contribuir para a aquisição e consolidação de conhecimentos sobre eficiência energética de forma lúdica e simples.