A Coopérnico convoca todos para a Marcha Mundial do Clima 2018!

Portugal junta-se à Marcha Mundial do Clima! No próximo dia 8 de setembro, às 17 horas, marcaremos presença em Lisboa, Porto e Faro na Marcha Mundial do Clima sob o lema “Parar o petróleo! Pelo clima, justiça e emprego!”. Juntamo-nos à mobilização internacional “Rise for Climate”, que unirá milhões de pessoas em centenas de cidades por todo o mundo.

2022-10-22
Exigimos uma transição justa e rápida para energias renováveis que vá ao encontro ou supere os compromissos governamentais de Portugal ser neutro em carbono até 2050 e que cumpra os compromissos a que se vinculou com o Acordo de Paris. Exigimos que não se criem novas infraestruturas de combustíveis fósseis em Portugal. Não faz sentido iniciar um ciclo de investimentos baseado numa economia do passado prejudicando o clima quando o país se comprometeu com o contrário. Por isso dizemos não aos projetos de petróleo frente a Aljezur, de gás em Aljubarrota e em outras zonas concessionadas ou passíveis de o ser. 

Em Portugal, as marchas são organizadas no âmbito da plataforma Salvar o Clima, uma plataforma que conta já com a subscrição de mais de 40 organizações de ambiente, movimentos cívicos, sindicatos e partidos políticos.

No próximo sábado vista a camisola da Copérnico e junte-se a nós!

Em cada marcha de cada cidade, a Coopérnico irá estar com uma faixa bem visível. Convidamos todos os membros a juntarem-se e mostrarmos que queremos ser "Donos da Nossa Energia".

A partir das 16h30 apareçam e teremos camisolas para os nossos membros:

LISBOA: Cais do Sodré
PORTO: Praça da Liberdade
FARO: Largo da Sé

A Coopérnico participa nesta marcha porque...

A transição energética, justa e democrática é o mote da Coopérnico, que diariamente trabalha para que esta transição seja uma realidade cada vez mais próxima. A produção de energia renovável em Portugal está a crescer e a Coopérnico acredita que a energia fotovoltaica descentralizada pode ter um papel muito mais preponderante do que teve até agora. Não queremos novos projetos de exploração de combustíveis fósseis. A eletrificação renovável e a eficiência energética são o caminho. Esta mudança de paradigma é fundamental se queremos combater as alterações climáticas e as consequências que já todos sentimos.

Dia 8 de Setembro não fique em casa. Junte-se a milhões de cidadãos em todo o mundo para dizermos que o futuro tem de ser diferente!