Carta aos membros


Com o início do ano de 2020 inicia-se também um novo mandato de quatro anos que tenho a honra de voltar a presidir, com uma nova direção, alargada, com maior diversidade de competências e apta para os desafios da nossa cooperativa.

Gostaria de partilhar contigo alguns destes desafios, apelar à tua participação e envolvimento nesta nova fase, que se espera de crescimento e consolidação da nossa cooperativa.

2022-10-22

Iniciámos em novembro de 2019 a atividade que mais ativamente perseguimos desde a constituição da Coopérnico, a comercialização de eletricidade. Este é um desafio com diversas vertentes e etapas, das quais destacamos:
  1. Escala: a comercialização é um negócio de escala, altamente concorrencial, com atores de diferentes dimensões e capacidades financeiras. O crescimento no número de contratos deverá ser potenciado pelos membros, quer contratando a Coopérnico, quer divulgando a cooperativa junto dos seus amigos, familiares e conhecidos. Todos temos um papel fundamental.
  2. Origem de fonte renovável: a forma como o mercado português está estruturado implica que, no momento de compra de eletricidade pelos comercializadores, não seja  possível selecionar a sua origem, exceção feita para contratos bilaterais (aquisição da totalidade da energia produzida por uma unidade de produção), que implicam a existência de um volume de compra significativo. Iremos compensar com a aquisição de garantias de origem, sabendo que se trata de uma opção de recurso uma vez que não implica a aquisição de energia de origem renovável;
  3. Qualidade de serviço: queremos garantir uma qualidade de serviço de apoio ao cliente e proximidade que só uma cooperativa pode gerar com os seus cooperadores;
  4. Posicionamento: vamos ser uma referência no fornecimento de eletricidade no sector social, nas empresas sustentáveis e junto das entidades com reais preocupações ambientais. Vamos continuar a diferenciar-nos por sermos os únicos 100% verdes, com gestão democrática e sem fins lucrativos no setor da energia.
Além do caminho que iremos percorrer na comercialização outras áreas em que a Coopérnico tem vindo a envolver-se e deseja ser um agente ativo. Dessas, gostaria apenas de destacar algumas, aquelas onde o nosso foco estará mais concentrado neste mandato:
  1. Produção de energia renovável em parceria com entidades do sector social, autoconsumo e em regime de mercado;
  2. Comunidades de energia renovável;
  3. Financiamento de projetos de produção e autoconsumo dos nossos membros individuais;
  4. Financiamento de projetos de investimento em eficiência energética;
  5. Influenciar as instituições, reguladores e decisores políticos no sentido de construir um sistema elétrico, renovável, democrático e com uma participação mais ativa dos cidadãos;
Para cumprir estes objetivos de curto prazo peço que acompanhes o trabalho da cooperativa, transfiras o(s) teu(s) contratos(s) para a Coopérnico, desafies os teus amigos a juntarem-se, a tua empresa, a associação em que tu e os teus familiares estão envolvidos, etc., a mudarem para a Coopérnico. Só com esta mudança conseguiremos crescer para construirmos uma sociedade menos dependente dos combustíveis fósseis, mais democratizada e onde os cidadãos tenham um papel verdadeiramente ativo.

A nossa equipa conta com o teu envolvimento e está empenhada a superar estes desafios com sucesso ao longo do próximo quadriénio.

Com os votos de um 2020 radiante e sustentável,
Nuno Brito Jorge
Presidente da Coopérnico
  • Carta aos membros

    Iniciámos em novembro de 2019 a atividade que mais ativamente perseguimos desde a constituição da...

    2022-10-22Notícias