Questionário MATRYCS

A Coopérnico está envolvida no projeto europeu MATRYCS, que visa contribuir para uma melhor compreensão dos consumos energéticos dos edifícios recorrendo a novos avanços tecnológicos.

Nesse contexto, este questionário constitui um primeiro passo para compreender os comportamentos e perfis de consumo energético em edifícios em Portugal e na Europa.


2022-10-22
Os edifícios representam hoje cerca de 40% do consumo energético da União Europeia. Por esse motivo, a gestão do consumo energético dos edifícios deve desempenhar um papel fundamental numa política climática eficaz.

Nos últimos anos, têm surgido tecnologias inovadoras de produção, gestão e armazenamento de dados em grande escala (big data). Estas tecnologias oferecem novas oportunidades para recolher dados e melhorar bastante a eficiência energética dos edifícios, com vista a um futuro mais sustentável.

MATRYCS: o que é?
A Coopérnico está presentemente envolvida no projeto europeu MATRYCS que visa contribuir para uma melhor compreensão dos consumos energéticos dos edifícios. MATRYCS é um projeto internacional financiado pela União Europeia através do programa Horizonte 2020, tendo iniciado em outubro de 2020. O seu objetivo é explorar as possibilidades da descentralização dos sistemas de energia para criar serviços que melhorem a eficiência energética dos edifícios, recorrendo a novos avanços tecnológicos ligados à “Internet das Coisas” (IoT, Internet of Things); à produção de big data; ou ainda à Inteligência Artificial e à computação distribuída.

Porquê este questionário?
Para atingir os seus objetivos, o MATRYCS desenvolver-se-á em torno de 11 projetos-piloto em vários países europeus. Serão envolvidos diversos atores do sistema energético, entre os quais cidadãos e pequenas e médias empresas (PMEs), de modo a recolher informações sobre os consumos e as necessidades energéticas de cada um.

Neste contexto, este questionário – por ora dirigido exclusivamente aos membros e seguidores da Coopérnico – constitui um primeiro passo para compreender os comportamentos e perfis de consumo energético em edifícios em Portugal e na Europa.


Caso tenha alguma dúvida, por favor envie e-mail para: cpereira@coopernico.org

  • Questionário MATRYCS

    Os edifícios representam hoje cerca de 40% do consumo energético da União Europeia. Por esse moti...

    2022-10-22Notícias