Webinar debate desafios da criação de comunidades energéticas

A Coopérnico, a ADEPorto e a IDNorway organizam, já na próxima sexta-feira, dia 26 de abril, a partir das 09h30, um webinar para discussão e partilha de experiências no âmbito da criação de projetos de comunidades de energia, em Portugal e na Noruega, um dos países doadores dos EEA Grants.

2024-04-22

O evento pretende abordar os principais desafios enfrentados nos projetos 'Asprela + Sustentável', na cidade do Porto, e 'Culatra2030 – Comunidade Energética Sustentável’, na ilha da Culatra no Algarve, bem como em iniciativas semelhantes na Noruega e noutros países europeus, convidadas da ID Norway, de forma a estimular a replicação e escalabilidade deste tipo de projetos.

Projetos em destaque:

Financiado pelo Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” e promovido pelo EEA Grants no valor de 1 milhão de euros, o projeto “Asprela + Sustentável” visa promover o aumento da presença de energias renováveis na cidade do Porto e, dessa forma, reduzir a dependência de combustíveis fósseis. O projeto contempla também a mobilidade elétrica, a economia circular e a eficiência hídrica. A multidisciplinaridade do projeto é, aliás, a chave para a revolução energética em curso e constitui o passo mais decisivo para a criação, na zona da Asprela, o quilómetro quadrado mais sustentável do Porto.
Diogo Borges da Agência de Energia do Porto (ADEPorto) irá apresentar os principais resultados e lições aprendidas sobre as medidas implementadas do projeto, com enfoque especial nas comunidades de energia.

O projeto piloto de transição energética na ilha da Culatra, no Algarve, abrange múltiplos aspetos da transição verde. Implementa as ambições da Estratégia de Especialização Inteligente (S3) no Algarve, utilizando um Diagnóstico Participativo Comunitário para criar um laboratório real para a transição verde, centrando-se nas necessidades específicas da ilha e capitalizando os seus ativos. A chave do sucesso deste projeto é a participação ativa de toda a comunidade da ilha.
Jóni Buchinho dos Santos da C-COOP, fundador da Cooperativa Ilha da Culatra, irá apresentar a Comunidade de Energia Ilha da Culatra, e a visão da cooperativa que pretende contribuir para a autossuficiência e descarbonização da ilha. 

Também em destaque nesta sessão estarão os projetos da comunidade energética de Trondheim (+CityxChange), uma iniciativa que visa reduzir o consumo de energia, mas também otimizar a sua utilização, e demonstrar o potencial da criação de "negócios verdes".
A apresentação estará a cargo do gestor do projeto Bjørn Ove Berthelsen.

O "Smart Senja", no Ártico, de criação de um centro de energia sustentável é outro dos projetos abordados. Através do uso inovador de sistemas inteligentes de controlo, programas e sistemas fotovoltaicos de armazenamento de energia em baterias, pretende criar um sistema de fornecimento otimizado de energia e, simultaneamente, servir de piloto para a inovação e desenvolvimento de outros projetos.

Johannes Fjell Hojem do Smart Senja, Arctic centre for sustainable energy, Institutt for fysikk og teknologi, partilhará as principais conclusões desta iniciativa.

O projeto FINE (Flexible Integration of Local Energy Communities with distribution grid), fundado pelo The Research Council of Norway Integration of Local Energy Communities project, que investiga a forma como as comunidades energéticas podem ser integradas, de forma flexível, no sistema de distribuição norueguês, será outro dos 'case studies' em destaque, pela voz de Sigurd Bjarghov, investigador do SINTEF Energy Systems.

Os mecanismos justos de definição de preços em comunidades energéticas será outro dos temas em análise, com as comunidades de energia e mercados de eletricidade a surgir como possibilidades de interação entre os prosumidores. Marthe Fogstad Dynge da Norwegian University of Science and Technology (NTNU) apresentará o estudo sobre mecanismos de definição de preço nas comunidades energéticas e mercado.

O evento será moderado por Ana Rita Antunes, coordenadora executiva e sócia fundadora da cooperativa Coopérnico. É engenheira do ambiente com mais de 20 anos de experiência em energia e eficiência energética, colaborando em vários projetos de transição energética e adaptação às alterações climáticas. É também membro do Conselho Geral da Organização Não Governamental de ambiente Associação Sistema Terrestre Sustentável.

Programa:

9h30- Boas-vindas (Ana Rita Antunes Coopérnico/IDN)

9h40- Orador 1 - SINTEF (Sigurd Bjarghov)

10h00- Orador 2 - Trondheim kommune (Bjørn Ove Berthelsen)

10h15- Orador 3 - NTNU (Marthe Fogstad Dynge )

10h30-Orador 4 - Smart Senja (Johannes Fjell Hojem )

10h45- Orador 5 - Comunidade de Energia da Ilha da Culatra (Ilha da Culatra Energy Community)

11h00- Orador 6 - Asprela + Presentation (ADEPorto/Coopérnico)

11h15- Perguntas & Respostas / Debate

11h30- Conclusão e encerramento

A inscrição é gratuita, sendo necessário fazer uma pré-inscrição através do seguinte link:

https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZcucuuspzMrHNeZWRjEmhb2A_HB-UvGZ59n

 

Ler Mais