Coopérnico dinamiza piloto de projeto europeu para melhorar eficiência energética das casas portuguesas

A Coopérnico participa no projeto europeu FORTESIE para renovar 10 casas de prossumidores em Portugal, em colaboração com a Just a ChangeAo longo de 3 anos, a Just a Change irá renovar um total de 20 casas, 10 das quais pertencentes a membros da cooperativa Coopérnico. O objetivo final é melhorar a eficiência energética e o conforto térmico das habitações.

2024-07-25

A Coopérnico, cooperativa de energias renováveis, está a implementar em Portugal um dos 7 pilotos de demonstração do projeto europeu FORTESIE, um consórcio composto por 27 entidades, com o objetivo de renovar 10 casas de membros da cooperativa que são prossumidores – consumidores e produtores de eletricidade renovável. Este projeto conta com o apoio do parceiro português Just a Change, que será responsável pelas obras de renovação para a melhoria da eficiência energética das casas.


O projeto FORTESIE visa projetar, demonstrar, validar e replicar "pacotes de renovação" para diferentes tipologias de edifícios na União Europeia, focando-se em Portugal apenas na habitação unifamiliar. A iniciativa faz parte da "Onda de Renovação na Europa", uma componente do Pacto Ecológico Europeu, que procura soluções eficientes, sustentáveis e inclusivas para o uso de energia. A melhoria da Eficiência Energética e do conforto térmico, testes e demonstração de soluções integradas que possam ser personalizadas para replicação em todos os outros países parceiros, bem como a sustentabilidade e inovação, ao promover a utilização de novos materiais, equipamentos e tecnologias digitais para otimizar o desempenho energético dos edifícios, são os três vetores e objetivos do projeto.

"Aplicar as melhores práticas europeias, a par do nosso conhecimento local, é um passo importante para demonstrar como as comunidades no nosso país podem liderar a transição para um futuro energético mais sustentável. Este piloto com a assinatura do projeto FORTESIE e o conhecimento da Coopérnico e da Just a Change, permitirá testar e validar soluções inovadoras que poderão ser replicadas em todo o país, e não só", afirma Ana Rita Antunes, coordenadora executiva da Coopérnico.

Os "pacotes de renovação" do projeto FORTESIE serão adaptados às necessidades específicas dos grupos-alvo e otimizados para melhorar o desempenho dos edifícios em termos de consumo de energia, emissões de CO2 e conforto. Estes pacotes combinarão novas tecnologias de construção e esquemas de financiamento atrativos. Cada pacote será validado em casos reais e personalizado para facilitar a replicação em todos os países parceiros, para aceitação no mercado.


A implementação destes pacotes não só promoverá a eficiência energética, como também contribuirá para a redução das emissões de CO2 e melhorará o conforto das habitações, alinhando-se com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.

“Os dois pilotos portugueses centram-se na eficiência energética de edifícios de habitação unifamiliar mas o conjunto dos pilotos cobre uma grande diversidade de edifícios, o que torna o projeto bastante ambicioso. O teste e a demonstração dos pacotes de renovação nos diferentes países envolvidos abrangem vários edifícios de habitação multifamiliar, um bairro residencial, edifícios de serviços e comércio, uma escola secundária, uma piscina municipal e um museu. Os edifícios estão a ser monitorizados antes e depois das obras de renovação para que possamos conhecer o impacto das medidas de melhoria implementadas e no futuro oferecer pacotes de renovação com garantias”, afirma Catarina Pereira, arquiteta responsável pelo piloto da Coopérnico.

Ler Mais