Coopérnico inicia em Faro série de workshops de capacitação para a criação e Comunidades de Energia Renovável
A primeira Oficina Participativa de Comunidades de Energia Renovável vai realizar-se no Algarve, nas instalações da Cooppofa - Cooperativa de Consumo Popular de Faro, quinta-feira dia 16 de janeiro, a partir das 17h00.
A Coopérnico inicia, este mês de janeiro de 2025, uma série de 10 oficinas participativas pelo país, para promover o desenvolvimento de Comunidades de Energia Renovável em Portugal.
O objetivo é pôr em contacto cidadãos que habitem no mesmo bairro ou área geográfica próxima e fornecer-lhes informação e apoio para estabelecerem Comunidades de Energia Renovável (CER) onde vivem.
Esta é uma oportunidade gratuita de formação para que cada cidadão seja um elemento ativo na transição energética e colher os benefícios.
- Poupar na conta de eletricidade: Produza energia localmente com a ajuda do sol e do vento, e veja a sua fatura baixar.
- Cuidar do ambiente: Ajude a reduzir a poluição e use os recursos naturais de forma inteligente.
- Reforçar laços comunitários: Participe num projeto que aproxima os vizinhos e traz benefícios para todos.
Com o apoio da European Climate Foundation, a Coopérnico fará os workshops em 10 locais das sete NUTS de Portugal continental: Norte, Centro, Oeste e Vale do Tejo, Grande Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo e Algarve.
O objetivo é informar cidadãos, associações, autarquias locais e outras partes interessadas sobre a importância e os benefícios económicos, sociais e ambientais do desenvolvimento de Comunidades de Energia Renovável, mobilizá-los e guiá-los nos passos fundamentais para criar uma CER.
Os principais públicos-alvo são os cooperadores da Coopérnico, dirigentes e membros de associações de ambiente e de desenvolvimento local e do movimento cooperativo, bem como autarquias locais.