Dia Aberto das Comunidades de Energia Renovável
A Coopérnico vai dinamizar no próximo dia 29 de maio, Dia Mundial da Energia, um Dia Aberto dedicado às Comunidades de Energia Renovável e ao envolvimento dos cidadãos no setor da energia.
Ao longo do dia 29 de maio - Dia da Energia - propomos atividades de informação, discussão, participação e brincadeira para promover conhecimento e o envolvimento dos cidadãos na área da energia. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas. É uma oportunidade única para recolher informação, obter aconselhamento energético, trocar ideias e conhecer experiências e projetos inovadores. Não deixe de participar.
Programa Dia Aberto das Comunidades de Energia Renovável
NO FESTIVAL DE TELHEIRAS
LOCAL: Telheiras
DATA: 29 de maio de 2025 | HORA: 10h00-18h00
ORGANIZAÇÃO: Coopérnico e Parceria Local de Telheiras | APOIO: Junta de Freguesia do Lumiar
10h00-12h30 – Seminário “Comunidades de Energia Renovável – Ação Cidadã”, Auditório.
10h00-18h00 – Banca da Coopérnico com informação sobre a cooperativa e animação ao longo de todo o dia (jogo da energia, quiz das Comunidades de Energia), Pátio da Biblioteca.
10h00-18h00 – Exposição “Casa Quente para toda a gente”, Átrio do Auditório.
15h00- Visita técnica aos painéis solares fotovoltaicos da Comunidade de Energia Renovável de Telheiras/Lumiar, com membros da CER, Ed. da Biblioteca.
15h30-16h00- Apresentação "Vai haver dinheiro para criar Comunidades: Oportunidade de Financiamento com o mecanismo Facility", com Luís Cachinho, Átrio.
14h00-16h30 – Consultório de aconselhamento energético, com Catarina Saraiva Pereira, Pátio da Biblioteca.
16h15-16h45 – Apresentação “Quer produzir a sua energia? Saiba como com o BUÉ Smart”, Luís Cachinho, Átrio.
16h45-17h15 – Apresentação “Soluções para combater o frio/calor em casa”, Catarina Saraiva Pereira, Átrio.
17h30 – Pré-lançamento da App – Aplicação digital das Comunidades de Energia – pôr em contacto cidadãos que querem criar ou aderir a uma CER, pátio da Biblioteca.
Programa Seminário “Comunidades de Energia Renovável: Cidadãos em Ação”
LOCAL: Auditório Biblioteca Orlando Ribeiro, Telheiras
DATA: 29 de maio de 2025 | HORA: 10h00-12h30
As Comunidades de Energia Renovável (CER) estão previstas na lei, com o objetivo de democratizar o acesso à energia, promover a participação ativa dos cidadãos e comunidades locais, e acelerar a transição para um modelo energético mais sustentável e descentralizado. Mas o que falta para que passem do papel para o terreno em Portugal? Vamos discutir como ultrapassar barreiras, com foco em soluções, e ouvir testemunhos e propostas de cidadãos para a materialização prática deste conceito.
10h00 Sessão de Abertura
Rodrigo Benitez | Junta de Freguesia do Lumiar
Ana Rita Antunes | Coordenadora Executiva Coopérnico
10h10 -11h10 Painel I “Ultrapassar Obstáculos”
Filipe Pinto | DGEG
José Bigares | ERSE
Pedro José Fonseca | E-Redes
Moderação de Ana Rita Antunes | Coopérnico
11h10-11h20 Pausa café
11h20 Painel II “Da teoria à Prática”
Resultados investigação Doutoramento - Vera Ferreira | Investigadora
Casos Práticos e Propostas de Cidadãos
Luís Pereira | CER Telheiras-Lumiar
Ricardo Branco | CER Comenda
Miguel Sequeira | Comissão de Cidadãos Ambiente e Energia (projeto Os 230)
Moderação de Carla Castelo | Coopérnico
12h30 Encerramento
Inscrições aqui.
(Notícia com Programa atualizado 28/05/2025)