Como promover uma transição energética mais justa?

O projeto europeu Just Wind 4 All lançou recentemente três guias para uma transição energética justa para: autarquias locais, decisores políticos e promotores.


2025-09-11

O objetivo do projeto Just Wind 4 All  é inspirar, informar e pôr atores do setor eólico europeu a falarem entre si sobre a temática da justiça na transição energética. 

No Guia para as Autarquias Locais "O Papel dos Municípios da Transição Energética Justa" destacam-se quatro eixos de ação fundamentais: aumentar a participação económica dos cidadãos; aumentar a auscultação e participação pública; promover a informação, educação e formação; e aumentar a produção e distribuição descentralizada.

Entre os instrumentos que os municípios podem mobilizar para alcançar uma transição energética justa e sustentável estão:
a implementação de “balcões únicos para a transição energética”; 
o apoio à criação de comunidades de energia;
o apoio à criação de cooperativas locais, associações de produtores/consumidores locais; 
a criação de orçamentos participativos para a transição energética; 
e a utilização de instrumentos fiscais e financeiros para estimular a participação dos cidadãos na transição energética.

No Guia para Decisores Políticos recomenda-se, nomeadamente, o incremento do financiamento público; linhas de crédito com garantia pública; benefícios fiscais e regime de subvenções para a produção cooperativa de energia.

Há ainda disponíveis recomendações para empresas e outras entidades que promovam projetos de produção de energia renovável no Guia para Promotores com exemplos internacionais de participação e colaboração e sugestões para a participação económica dos cidadãos, através de ferramentas de coinvestimento.

Ler Mais