Programa de mentoria para Comunidades de Energia Renovável arranca hoje com 13 grupos
Começa hoje, 19 de janeiro, às 19h00, o programa de mentoria para a criação de Comunidades de Energia Renovável, promovido pela Coopérnico no âmbito de um projeto financiado pela European Climate Foundation.
Inscreveram-se dentro do prazo dezanove representantes de grupos de cidadãos, de todo o país, tendo sido admitidos todos os 13 grupos que confirmaram o interesse em desenvolver uma Comunidade de Energia Renovável (CER) e não apenas um Autoconsumo Coletivo (ACC).
Ao todo, irão participar três iniciativas de contexto urbano e dez de contexto rural, de diferentes pontos de Portugal continental (Norte, Centro e Sul), envolvendo associações locais, coletivos de cidadãos e uma cooperativa.
Os grupos admitidos são:
- Castelo Branco Renovável e Sustentável, Castelo Branco
- Águas Livres, Amadora, Lisboa
- Alagoas, Esgueira, Aveiro
- Trigaches e São Brissos, Beja
- Associação de Moradores de Nova Oeiras, Oeiras
- Aurora Desperta, CRL, Figueira da Foz
- Associação Recreativa e Cultural de Lousa, Lousa, Torre de Moncorvo
- Movimento Mira-Minde, Mira de Aire, Porto de Mós
- Aldeia Viva Pessegueiro do Vouga, Sever do Vouga
- CERBI – Comunidade de Energia Renovável da Beira Interior, Paul, Covilhã
- Comunidade de Energia Renovável da Casa Branca, Aldeia da Casa Branca, Montemor-o-novo
- Cooperativa Quorum Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses
- ADCEIDT – Associação de Desenvolvimento, Criatividade, Empreendedorismo e Inovação do Douro Tâmega Várzea, Aliviada e Folhada, Marco de Canaveses
Com duração de 10 meses, o programa decorre até 30 de outubro e combina momentos de capacitação coletiva com acompanhamento individualizado, ajustado às necessidades de cada grupo.
Sessões coletivas mensais
O programa inclui 10 sessões de mentoria coletiva, uma por mês, com a duração aproximada de 45 minutos. Estas sessões são guiadas por um elemento da Coopérnico e incidem sobre os diferentes passos do Guia Prático, integrando momentos de discussão e exercícios práticos. Os grupos são convidados a partilhar o trabalho desenvolvido nas semanas anteriores e o estádio de evolução dos seus projetos.
Sessões semanais de mentoria individual
Cada grupo pode ainda beneficiar de sessões semanais de mentoria individual, com a duração de 30 minutos, realizadas às quartas-feiras e agendadas através do calendário Doodle. Estas sessões destinam-se a esclarecer dúvidas, apoiar a definição de atividades e identificar iniciativas relevantes, proporcionando uma orientação personalizada. Deve estar presente pelo menos um elemento de cada grupo.
O empenho e o trabalho desenvolvido entre sessões são fundamentais para tirar o máximo partido deste acompanhamento, que pretende apoiar a concretização de projetos de Comunidades de Energia Renovável enraizados nos territórios e nas comunidades locais.
Os grupos não admitidos, por terem como objetivo a criação de ACC e não de CER, poderão, ainda assim, contar com o apoio da Coopérnico no âmbito de outros projetos.
O desenvolvimento de uma CER pressupõe a existência ou a criação de uma pessoa coletiva (associação, sociedade comercial, cooperativa, fundação) que tenha por objetivo principal proporcionar aos membros ou às localidades onde opera a comunidade benefícios ambientais, económicos e sociais, em vez de lucros financeiros.
