A Coopérnico na Sustainable Energy Youth Academy

A SEYN (Sustainable Energy Youth Network) é uma iniciativa liderada por um grupo de jovens europeus que dinamiza projectos cooperativos na área da sustentabilidade, principalmente no âmbito das energias renováveis. O grupo inicial, liderado por quatro jovens profissionais na área da sustentabilidade e energias renováveis - provenientes da Escócia, Croácia e Grécia - conta com o suporte institucional da RESCOOP, a federação europeia de cooperativas de energias renováveis, da qual a Coopérnico também é membro. Outras organizações de renome que apoiam a iniciativa são o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, a Heinrich-Boll Foundation ou Friends of The Earth. 

2022-10-22
A SEYN é uma plataforma de apoio para jovens que queiram implementar projectos que visem a sustentabilidade – económica, social e ambiental – das duas comunidades locais e que precisem de apoio técnico, financeiro e institucional para o fazer.

As academias SEYN
A segunda academia da SEYN, em Creta (a primeira foi na Croácia em Julho) teve como objectivo dar formação na área das energias renováveis e sustentabilidade a um pequeno grupo de jovens que demonstrem formação, conhecimento ou experiencia na área, e intenções claras de implementar os projectos nas suas comunidades, sendo a componente motivacional particularmente importante para participar nas academias.

As academias têm um carácter eminentemente prático. Pretende-se que participantes ponham em prática as suas ideias, dando desde logo início ao desenvolvimento dos seus projectos, dispondo para isso de apoio técnico de um conjunto de especialistas na área técnica, financeira e de gestão de projeto, não só durante a academia mas em todo o processo de implementação. O objectivo é também o de criar sinergias entre os diversos membros da academia, partilha de conhecimentos e criar um verdadeiro processo colaborativo no desenvolvimento dos diversos projetos.

A Coopérnico participou na primeira academia, tendo tido a oportunidade de debater formas de desenvolvimento da cooperativa e linhas de financiamento, tirando partido da presença de representantes de cooperativas europeias, de maior dimensão e com mais experiência. O modelo de investimento em projetos de energia solar da Coopérnico foi largamente elogiado e visto como um exemplo a seguir.

Na segunda academia, em Creta de 28 de Setmebro a 2 de Outubro,  a Coopérnico apresentou a sua experiência, sendo um dos casos de estudo na sessão de arranque. A única cooperativa portuguesa de renováveis, foi apresentada como um exemplo de cooperação entre cooperativas (em 2013 contou com o apoio inicial de cooperativas europeias) e das sinergias que se podem criar entre países europeus, numa altura em que se levantam cada vez mais barreiras.  Por outro lado, demonstra também aos participantes que as cooperativas são um bom modelo em tempos de crise (a Coopérnico começou em plena crise financeira e durante assistência externa a Portugal) e que podem ser uma solução para os desafios socioeconómicos que cidadãos dos países do sul da Europa, principalmente os jovens, enfrentam na atualidade.