Portugueses investem em futuro pós petróleo

A Coopérnico, a primeira cooperativa portuguesa de energias renováveis em Portugal, dá início hoje a mais um projeto de investimento em energias renováveis dirigido a todos os cidadãos e empresas que se queiram tornar membros da cooperativa. A expetativa, em resultado do que aconteceu com o último projeto lançado em julho, é o de que a procura exceda largamente a oferta, demonstrando de forma clara a vontade que os portugueses têm de usar as suas poupanças para concretizar um futuro livre de petróleo.

2022-10-22
Este será o oitavo projeto de energia fotovoltaica da Cooperativa, no valor de 53750€, que se irá concretizar em Loulé no Algarve, em parceria com a ASMAL- Associação de Saúde Mental do Algarve, e que terá uma potência instalada de 46 kW, uma produção de 82 000 kWh/ano, o que equivale ao consumo anual de 31 famílias (e permitirá uma poupança de 52,5 toneladas de CO2).

O modelo da Coopérnico assenta no investimento a 12 anos, por parte dos seus membros, em projetos de produção de energia renovável (até agora apenas energia fotovoltaica), sujeito ao pagamento de juros anuais, sendo os projetos desenvolvidos em instituições do terceiro setor a quem são doados todos os equipamentos, passados 15 anos de produção.

O último investimento – concretizado através de uma parceria com a Fundação Irene Rolo – no valor de 55 mil euros, demorou apenas 7 dias a ser financiado pelos membros da Cooperativa e foram muitos os que gostariam de ter investido, mas já não o conseguiram.


A fortíssima adesão a esta forma de investimento representa, no entender de Nuno Brito Jorge, Presidente da Direção da Coopérnico “uma demonstração inequívoca que o futuro desejado pelos portugueses é o da aposta nas energias renováveis e não o da exploração do petróleo, dando um sinal claro ao Governo sobre qual deverá o sentido da sua decisão quanto à possibilidade se serem explorados hidrocarbonetos em território português. Investir as suas próprias poupanças em projetos de produção de energias renováveis demonstra claramente a confiança dos portugueses numa sociedade de baixo carbono.”

Os investimentos nos projetos de produção da Coopérnico podem ser feitos a partir de 250€, bastando para tal, que o investidor seja membro da Cooperativa. Os sete projetos de produção de energia fotovoltaica da Coopérnico, que já estão em funcionamento, somam uma potência instalada de 448 kW, com uma produção média anual de 668 000 kWh, que permitem assegurar o abastecimento de 255 famílias.