Manual de Transição das Ilhas

COMO DESENVOLVER NA SUA ILHA UMA AGENDA DE TRANSIÇÃO PARA ENERGIA LIMPA?

Este livro, em anexo, traduzido para português pela Coopérnico, é um guia orientado para a ação para começar e ajudar a navegar na transição para a energia limpa na sua ilha. As ilhas oferecem uma série de oportunidades específicas que são muito apropriadas para o planeamento energético moderno, tanto em termos do potencial para eficiência energética, energias renováveis e soluções inovadoras, como para a criação de um processo de transição forte e alargado, impulsionado pela comunidade.

Uma nova versão, ainda em inglês, que para além da conceção de um roteiro também aborda o desenvolvimento e a implementação de projetos de energia limpa, está disponível aqui.

2022-10-22
O Secretariado da Energia Limpa para Ilhas da UE (Clean Energy for EU Islands) oferece várias atividades de apoio e, mais importante, todas as ilhas ativas na iniciativa contribuem com uma riqueza de experiências práticas das quais vale a pena aprender. Por isso, este manual pode servir como ponto de partida para encontrar inspiração e contactos na comunidade insular da UE para iniciar, reiniciar ou impulsionar ainda mais a descarbonização da vossa ilha.

Informação sobre a Iniciativa Energia Limpa para as Ilhas da UE pode ser encontrada em: www.euislands.eu